Benefícios da carne bovina

Na opinião popular, as gorduras de origem animal são a principal causa do aumento das doenças cardiovasculares. Parte deste conceito é decorrente de informações distorcidas e exageradas por parte da imprensa, que insiste em perseguir a carne bovina, por parte até mesmo de profissionais desinformados e desatualizados ligados à área da saúde.

De fato, o consumo excessivo de gordura, TANTO DE ORIGEM ANIMAL QUANTO VEGETAL, é um fator de risco para o aparecimento de doenças coronarianas, assim como o fumo, sedentarismo, obesidade, diabetes, pressão alta, altos níveis de colesterol total e LDL-colesterol (lipoproteínas de baixa densidade) e baixos níveis de HDL-colesterol (lipoproteínas de alta densidade) e a associação de um ou mais desses itens. Existem também os fatores de risco que não podemos controlar, que são a idade e a predisposição genética. Então, não podemos responsabilizar apenas o consumo de gordura animal como o causador das doenças cardiovasculares.

O organismo depende de uma alimentação balanceada para seu perfeito funcionamento, porque não existe alimento que contenha todos os nutrientes em quantidade e qualidade necessárias à manutenção da saúde e da atividade diária. A carne bovina, com grande quantidade de nutrientes, com alta disponibilidade e baixo valor calórico, deve fazer parte de uma alimentação equilibrada.

Valle (2000) ressalta que “a carne vermelha é rica em proteínas de alta qualidade, ácidos graxos essenciais, vitaminas do complexo B (tiamina, riboflavina, niacina, biotina, ácido pantotênico, folacina, vitaminas B6 e B12) e minerais como ferro, zinco e fósforo. Todos os nutrientes contidos na carne bovina são de primordial importância na alimentação, destacando-se o ferro. Na carne bovina, o ferro é encontrado na forma heme, de mais fácil absorção pelo organismo humano do que o ferro não heme, disponível nos vegetais, cereais, frutas e ovos. No entanto, por ignorância ou sensacionalismo, informações sobre as carnes vermelhas têm sido veiculadas de forma distorcida e sem o devido respaldo científico. A RESTRIÇÃO DE SEU CONSUMO É MUITO MAIS PREJUDICIAL À SAÚDE HUMANA DO QUE UM CONSUMO MODERADO DESTE OU DE QUALQUER OUTRO ALIMENTO”.

O ácido linoléico conjugado (CLA) é um ácido graxo encontrado apenas em produtos animais, e em maior quantidade nos produtos de ruminantes. O CLA tem se mostrado como anticarcinogênico, antiarterosclerose, antitrombótico, hipocolesterolêmico e imunoestimulatório, atuando no aumento da massa muscular, reduzindo a gordura corporal e prevenindo a diabetes.

A carne bovina é uma excelente fonte de ferro. O ferro é um mineral essencial para diversas funções do organismo. Além de dar suporte ao sistema imunológico, ele forma parte da hemoglobina dos glóbulos vermelhos, responsável pelo transporte de oxigênio no corpo. Este oxigênio é usado para liberar energia do alimento, energia esta utilizada para crescimento, respiração, movimento e demais funções do organismo.

A carne bovina, comparada às demais carnes e a outros produtos de origem animal ou vegetal, tem as maiores concentrações de zinco, com exceção das ostras que possuem altos níveis deste mineral. Este mineral desempenha funções importantes no sistema imunológico.

Juliana Santin destaca as propriedades da vitamina B12 (cobalamina), que é encontrada somente em produtos animais e é necessária para a síntese de DNA, o componente que contém os genes das células. Esta vitamina também ajuda na manutenção dos tecidos nervosos e na formação normal do sangue. Indivíduos com deficiência de vitamina B12 apresentam distúrbios neurológicos. O teor de vitamina B12 na carne bovina é o mais elevado de todas as carnes, ao redor de 2,8 microgramas/100 gramas. São necessárias 8,4 porções (100 gramas) de carne branca de aves ou 5,1 porções (100 gramas) de lombo suíno para proporcionar a mesma quantidade de vitamina B12 disponível em uma porção (100 gramas) de carne bovina (21).

Então, coma sem culpa. Se não for pelo CLA, pelo ferro, zinco ou pela vitamina B12, que seja pelo SABOR da carne vermelha!

Renata Ramalho

Fontes consultadas:

LOBATO, J.F.P.; FREITAS, A.K.; Carne Bovina: Mitos e Verdades. Pecuária Competitiva, FEDERACIT, 2006. 128p.

VALLE, E.R. Mitos e realidades sobre o consumo de carne bovina. Embrapa Gado de Corte. Documentos. 2000, 33p.

Vitamina b12 e cognição em idosos. Disponível em: http://www.beefpoint.com.br/vitamina-b12-e-cognicao-em-idosos-parte-12_noticia_63717_15_116_.aspx


0 comentários:

Postar um comentário