Carne bovina não é difícil digestão

Tem muita gente que não come carne vermelha porque acredita que ela é de difícil digestão e leva dias para ser digerida.

A confusão está no conceito errado sobre digestibilidade, que se refere à proporção de nutrientes do alimento que será absorvido pelo organismo. Outro conceito é o tempo de retenção do alimento.

A verdade é que a carne bovina, assim como outros alimentos protéicos, permanece no estômago por mais tempo do que outros tipos de alimentos (como frutas e hortaliças, por exemplo). Isso é vantajoso, porque dá sensação de saciedade por mais tempo. Mas o processo digestivo da carne leva apenas de 3 a 8 horas (e não dias), para se completar.
Vários pesquisadores encontraram valores de digestibilidade para a carne magra em torno de 93 % e a digestibilidade da fração proteica variando de 95 % a 100%.

É bem "digerível", não?

7 comentários:

Renato disse...

Interessante o blog. Bonito também. Acho válido a discussão de um tema e o direito ao contraditório. Gostei especialmente do post sobre a tradição judaica.

Gostaria de fazer algumas considerações.

É correto então entender que 7% da carne magra não é digerida? É quase 10%, posso estar enganado, mas não me parece pouco. De qualquer forma ficou uma pergunta no ar, qual a digestibilidade da carne que não é magra?

Outra coisa, penso que não pode ser considerado de fácil digestão um alimento que precisa de até 8 horas para ser digerido. O consumo no jantar por exemplo, dependendo do horário, pode levar a pessoa a passar a noite inteira em processo de digestão. Pergunta, algum alimento da dieta comum leva mais tempo que isso?

Um abraço!

15 de janeiro de 2011 às 13:32
A carne vermelha nossa de cada dia disse...

Olá Renato.

Com relação à digestibilidade seria correto dizer que, apenas cerca de 7% do que consumimos da carne não é absorvido pelo organismo. Esse índice de digestibilidade é muito bom.
A maioria das pesquisas com carnes são feitas com carne magra, mais especificamente com o músculo "longissimus dorsi", que é representativo de toda carcaça. Não se esqueça que a recomendação é ingerirmos carne magra...
Já para tempo de digestão da carne, eu postei valores extremos que eu encontrei na literatura, alguns autores se referem a um tempo de retenção de carne magra (assim como outros alimentos proteicos) de apenas 2 horas, tudo depende da metodologia da pesquisa que levaram a essa conclusão. Um tempo de retenção maior é vantajoso pelo fato de dar uma sensação de saciedade por mais tempo. O que eu quis foi tentar derrubar o mito de que a carne leva dias para ser digerida (por mais absurdo que seja, tem gente que acredita nisso).

No mais, muito obrigada pelas considerações. Enriqueceu a postagem.
Participe mais vezes.

Um abraço

17 de janeiro de 2011 às 14:17
LiuH Mendonça disse...

como é fácil fabricar informação! Gostaria de saber quais as fontes científicas para essa afirmação e por que será que não encontro essa smesmas ideias ao conversar com nutricionistas, ao pesquisar sobre nutrição com base científica?

28 de dezembro de 2011 às 18:45
A carne vermelha nossa de cada dia disse...

Liuh, acho que você precisa procurar melhores profissionais...
Essas informações são "fabricadas" por pesquisas científicas.
Por exemplo, vou destacar parte de uma pesquisa sobre qualidade da carne de novilhos precoces:
"Segundo JEWELL et al. [17], a carne bovina magra
apresenta digestibilidade de 92% e com teor de gordura apresenta 91%. Valores próximos foram encontrados por outros
autores [23], os quais relataram que a carne bovina magra
apresenta digestibilidade de 93%. Relatou-se que os valores
de digestibilidade “in vivo” de carne bovina crua foram de
75 (91,46%, em relação à caseína) e a mesma peça cozida,
de 76 (92,68%, em relação à caseína) [5]. Outros estudiosos
observaram que os alimentos pertencentes ao grupo da carne
possuem digestibilidade entre 89 e 92% [27].
Trabalhos recentes confirmam valores de digestibilidade
de 88 a 89% [12], 90,3% [1] e 98% [28] para a carne bovina
magra crua. Observa-se que os valores de digestibilidade
encontrados pelos autores, que trabalharam com carne crua
ou cozida são praticamente iguais. Pesquisando a influência
da cocção na digestibilidade de produtos cárneos mecanicamente separados (alto teor de colágeno), observou-se que
esta não ocasionou melhorias [15].
Os valores médios de digestibilidade “in vivo” dos grupos
experimentais estudados no presente trabalho variaram de
92,49 a 95,48 (97,24 a 100,39%, em relação à caseína), sendo
próximos aos valores citados pelos autores anteriores."
Se quiser ler na íntegra, segue o link:
http://www.scielo.br/pdf/cta/v26n4/13.pdf

Agora, só para comparar, destaquei trecho de outra pesquisa, desta vez, sobre digestibilidade do feijão:
"A digestibilidade das proteínas do feijão, em ratos, situa-se entre 40 e 70%. Em humanos, esta digestibilidade é ainda menor atingindo não mais que 60% do nitrogênio ingerido (Bressani, 1983; Bressani & Elias, 1984)."

Ou seja, o feijão apresenta menor digestibilidade do que a carne...
Link do artigo:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52731999000200002

Não fiz este blog para ficar justificando a qualidade da carne vermelha para vegetarianos, fiz pra quem gosta de comer e todo tempo é bombardeado com informações errôneas sobre o assunto.
Não quer comer, não come, sobre mais pra quem gosta... rsrsrsrss

29 de dezembro de 2011 às 08:26
Alves disse...

Queria que sua pagina tivesse um tmb up pra poder dar o like nessa sua ultima frase! rsrs! amei! divulgarei o blog!
sou zootecnista tb e trabalho com os discriminados frangos e suinos (tb considerados culpados de verdadeiras barbaries trazidas pela midia) e admiro a paciencia com que vc leva os comentarios de alguns leitores rsrsr!
abraco e sucesso!

29 de fevereiro de 2012 às 19:41
YuriBSB disse...

Oi!Sou vegetariano mas tb não sou ''reativo''; acredito que existem muitos ganhos que perdas para quem escolhe não comer carnes, no entanto, como gosto muito de ciência, procuro saber os embasamentos para aqueles que gostam de carnes.
Li sobre o fato de as carnes ressecarem o intestino, devido à exigirem grande demanda de liquidos para sua digestão, outra coisa é a questão das toxinas , que são rapidamente liberadas pela carne, e tem uma grande área de contato nos aparelho digestivos herbívoros - com intestino bem longo como o nosso -. Achei a sua informação sobre digestão super interesante. Mas LeVARIA O FEIJÂO MAIS TEMPO PARA DIGERIR DO QUE UM TANTO DE CARNE?

Outra coisa é que a recomendação da OMS é para comermos cerca de 80 gramas de carne magra por dia, se me lembro bem - a maioria das pessoas no entanto, come mais do que isso, e nem sempre carne magra... Existe tambem uma constatada, em diversos estudos, ligação das carnes com o agravo de diversas doenças e ou a melhora caso sejam retiradas! Tais como câncer, doenças cardiovasculares e diabetes. Outra coisa, existem estudos indicando que o consumo diário de carne vermelha faz mal - não sei se se referem especificamente à carne magra , já que é a única parte recomendada (um desperdício enorme de recursos naturais)!

Gostaria de fazer uma piada, ou quiça ironia, com sua frase, em resposta a uma internauta "superempolgada'' que comentou. Vc disse que ''sobra mais pra quem gosta de carne''. Isso é exato: AQUI NO BRASIL UM BOI OCUPA MAIS OU MENOS UM HECTARE (10 mIL METROS QUADRADOS) E DEMORA 2 OU 3 ANOS PARA CRESCER E GERAR CERCA DE 210 KILOS DE CARNES. NESSE PERÍDODO DE TEMPO SERIA POSSÍVEL PRODUZIR: 5 TONELADAS DE FEIJÃO, 16 TONELADAS DE TRIGO, 4 TONELADAS DE CENOURA, 40 TONELADAS DE TOMATE, 13 TONELADAS DE ARROZ, 23 TONELADAS DE MILHO!!! È MUITA COISA... De forma que, se eu fosse comunista e pobre, passando fome, a primeira coisa ,bem pensada, que eu faria, seria impedir a produção de carne! Pois realmente, a Carne é a maior responsável pela fome mundial... Esse dados já comprovam tudo.. 210 kilos de carne alimentam quantas pessoas? Sendo que o ''indicado'' são só as partes magras???? E todas aquelas toneladas de grãos???? è uma coisa seria para pensar... Mas saiba vc que eu não estou de atacando, de jeito algum.. Em minha casa existem pessoas carnívoras. A minha questão aqui não é nada infantil, é politica, realista, é social, sabia e estudada. É fato que o grande vilão do aquecimento global é a criação de gado, que segundo a ultima grande conferencia para o clima no mundo, é muito mais relevante que o uso de COMBUSTIVEIS FOSSEIS!!! Os dados são impressionantes.... Aposto que vc concordaria que se o seu vizinho lava o carro todos os dias (existem pessoas assim), deixando a torneira vazando enquanto ensaboa, você acharia isso um desperdício, e uma falta de senso! Entretanto, saiba que: enquanto 1 BILHÃO de pessoas no mundo já não tem acesso a água(OMS), cada 1 kilo de carne bovina PRECISA DE 15.400liros de água!!! Pra 1 kilo de Milho, por exemplo, precisa-se só de 1.222 litros, 1 kg de banana 789 litros, laranja, 560 L... Então, o bifinho do dia a dia possui 3 mil litros de água em potencial!

A cada 225 gramas de carne bovina, se revestidos os recursos envolvidos, dariam para alimentar 40 pessoas de grãos!

Muitos falam, nos tempos atuais, que devemos ser racionais e lutar por uma sociedade justa, empenhar-nos em zelar pela vida e pelo patrimônio do planeta, no entanto, QUANDO È HORA DE FAZER A NOSSA PARTE, tudo fica mais bonito na teoria! E as mudanças na humanidade, que acompanha as da Ciência, vão sendo renegadas.... atrasando todo o progresso e bem estar social.

24 de dezembro de 2012 às 02:21
YuriBSB disse...

No oriente médio, por exemplo, mesmo o mundo todo tendo uma legislação que garante direitos plenos às mulheres, em relação aos homens, sendo mais que comprovado, nos dias atuais: que a mulher não é , nem um pouco, menos inteligente que o homem, esses países, em geral de mulçumanos, permanece restringindo o direito do que representa uma enorme porcentagem da humanidade: as mulheres! Não querem acompanhar os avanços da ciência e tornar a sociedade melhor, e o preço, no entanto, muitos, ou melhor, todos pagam!! No caso da carne e seu consumo : é o aquecimento global, é a fome no mundo, é o encarecimento dos grãos, o desmatamento, a perda de muitos e muitos litros de água, sem contar a relação já muito corroborada entre a ingestão de carne e diversas doenças... De outro modo, se os governos não subsidiassem os recursos da carne, ninguém, ou quase ninguém , poderia pagar - sendo que já é um alimento bem caro para muitas pessoas! RELAMENTE< ENQUANTO UNS A INGEREM outros PASSAM FOME... MAS, como é algo não diretamente visível, como na caverna de platão, ninguém se importa com as consequências...
Como numa charge que caiu em certo vestibular: uma mulher é assaltada em seu carro e o ‘’piveti’’, jovem, diz: calma senhora, apenas estou acelerando o processo de distribuição de renda! Isso é interessante de ser pensado, pois quem sofre as consequências dificilmente parará para pensar nas causas, e , se o fez, muitas vezes não deu importância suficiente até sentir na própria pele...
Existem Um Bilhão de pessoas passando fome no mundo – não porque não exista produção de alimentos, mas porque quase metade,50%, da produção é utilizada na alimentação de animais para corte, em forma de ração. Se nós alimentamos animais de grãos para depois alimentar pessoas, porque não alimentar diretamente às pessoas?? Metade dos alimentos ,grãos e hortaliças, dados aos animais daria para acabar com a forme no mundo – segundo dados divulgados pelo Instituto Nina Rosa (no Filme: A ENGRENAGEM, presente no you tube)!

ONU, 2010: "Precisamos reduzir o consumo de animais, para assim reduzir os impactos no meio ambiente".
Associação Dietética Americana e Nutricionistas do Canadá:
“ Dietas Vegetarianas ou Veganas corretamente planejadas são saudáveis, adequadas em termos nutricionais e trazem benefícios para a saúde e na prevenção e no tratamento de doenças”.
Estou só dando a dica, divulgando as informações. Fica a cada um a responsabilidade ou possibilidade de ouvir mais profundamente a voz da consciência. “ Agora que sei, não posso fingir que ignoro”. Não obrigo ninguém, até porque este não é o objetivo: o objetivo é a liberdade de pessoas que estão sendo oprimidas , direta (os famintos) ou indiretamente(todos, que sofrem o aquecimento global,etc), por este sistema alimentar!
Alguns órgãos públicos /mundiais que compartilham dessa visão:
AMERICAN INSTITUE FOR CANCER RESEARCH
FDA (FOOD AND DRUG ADMINISTRATION)
DEPARTAMNETO DE AGRICULTURA DOS ESTADOS UNIDOS

24 de dezembro de 2012 às 02:22

Postar um comentário